top of page
APRESENTAÇÃO

SEJAM BEM VINDOS AO SITE DO CHAMA!

O chama iniciou suas ações em 2011, por iniciativa de um grupo de pessoas dedicadas e motivadas à realização de ações de promoção, proteção e apoio à maternidade. Inicialmente, a promoção à saúde e ao autocuidado assistido no ciclo da gestação foi o marco conceitual e prático que impulsionou a nossa equipe a fazer visitas, orientações e apoio junto aos serviços básicos de saúde e assistência social.

Esse exercício foi fundamental para a compreensão da amplitude dos problemas e evidências referentes ao mundo real das mulheres que enfrentam diversos obstáculos na fase gestacional.

​

Ao longo de três anos, a equipe do Chama, com o apoio e entusiasmo dos voluntários e das instituições parceiras, idealizou a construção de um espaço para o acolhimento humanizado, com localização no município do Eusébio.

 

Em 2015 inauguramos a casa de acolhimento para as gestantes e seus bebês, iniciativa inovadora no estado do Ceará, inspirada na missão de resgate de vidas, com dedicação à causa da maternidade e da infância.

 

Nossa instituição agregou valores às ações iniciais de promoção à vida e ampliou sua atuação, somando às ações de promoção, a oferta de atendimento diário e integral às mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade pessoal, familiar e social, com ou sem dependência química, advindas de qualquer localidade.

 

A casa de acolhimento do Chama é um ambiente acolhedor que oferece atenção humanizada, alimentação e apoio à realização do pré-natal, assistência ao parto e puerpério. O apoio à vida é uma busca de ressignificações de valores, atitudes e disposição para enfrentamento de adversidades e superação de problemas.

 

Uma gestante acolhida é suficiente para reacender a chama da vida. Estamos sempre de portas abertas e nossa abordagem é sempre realizada com ética e respeito à decisão e a autonomia dos sujeitos, em sua individualidade e desejos de participar dos programas oferecidos pela instituição.

 

Aprendemos que a situação de cada gestante tem singularidades, e, portanto, requer um atendimento especial para responder suas especificidades e anseios.

​

ÁREAS DE ATUAÇÃO POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA

​

1. Proteção à vida e a maternidade saudável;

 

2. Dependência química, redução de danos e reinserção social;

 

3. Direitos da mulher, amamentação e parto natural, cuidados essenciais com o recém-nascido, crescimento e desenvolvimento na primeira infância, prática da cidadania e prevenção da violência doméstica;

 

4. Trabalho e renda

 

5. Proteção social e segurança alimentar e nutricional;

​

LOCAIS DE ATUAÇÃO

​

Em Fortaleza (bairros da periferia);

​

Eusébio (nos bairros do Coité, Parque Havaí e Tamatanduba) e Beberibe.

​

Abrangência de atendimento de interessadas em qualquer parte do Estado, desde que sejam gestantes, acompanhadas de filhos pequenos (até seis anos) ou não, sendo encaminhadas pela Rede de Saúde Pública, Postos de Saúde, Serviços de Assistência Social e Maternidades ou indicadas por qualquer pessoa que busque o atendimento se encaixe no perfil e tenha demanda. As ações de assistência integral às gestantes, puérperas e bebês são desenvolvidas na sede do CHAMA.

​

*Consulte a disponibilidade de oferta de vagas para acolhimento.

​

​

bottom of page